JICE logo

Curso de Capacitação para Promover o Emprego Está vel para Residentes Estrangeiros

Cursos,Sobre o ProjetoRegiões onde é oferecido o CursoPôster/FolhetoVoz dos participantes
Korian Chinese Spanish English nihongo Jpanese Thai
 
  • Sobre o Projeto

Sobre o Projeto

Aula de Japonês
Palestras sobre Práticas de Emprego
A Visita ao Local de Trabalho

O Centro de Cooperação Internacional do Japão (JICE), recebendo consignação do "Curso de Capacitação para Promover o Emprego Estável para Residentes Estrangeiros" do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social, oferece cursos cujo conteúdo consiste no aprendizado de habilidades tal como o de comunicação em japonês, para os estrangeiros residentes que enfrentam situações extremamente difíceis de reemprego, principalmente nas regiões onde os estrangeiros residentes vivem concentrados.
Em 2016, o projeto se iniciou com a abertura do curso em Shinjuku, Tokyo no dia 14 de Abril, e planeja-se implementar cursos em 16 províncias com expectativas de participação anual para mais de 4,200 pessoas, residentes estrangeiros em busca de emprego. 

Locais dos Cursos

16 províncias (Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Tokyo, Kanagawa, Ishikawa, Nagano, Gifu, Shizuoka, Aichi, Mie, Shiga, Osaka, Hiroshima)

Público-alvo

O público-alvo são os estrangeiros residentes que procuram emprego assiduamente, e que apesar da alta motivação, possuem dificulade de encontrar trabalho estável devido à insuficiência de conhecimentos e habilidades necessárias para o emprego, tal como a habilidade de comunicação em japonês. ( As inscrições são feitas na Hello Work da região em que o curso é oferecido. )

Conteúdo do curso

De acordo com as habilidades da língua japonesa que os participantes possuem, estão incorporados no programa do curso o aprimoramento da capacidade de comunicação no local de trabalho, incluindo o estudo da língua japonesa, o conhecimento básico sobre as leis trabalhistas japonesas e práticas de emprego, a orientação sobre como preparar um curriculum-vitae, a simulação de entrevista, etc.
Objetivamente, este curso é composto de 3 elementos: estudo da língua japonesa , palestras informativas, visitas/experiências em estabelecimentos : que interagem entre si com o intuito de capacitar e introduzir os cursandos ao mercado de trabalho japonês através da aquisição de conhecimentos necessários e aprimoramento no idioma.

Carga horária

De acordo com as circunstâncias locais e as necessidades dos participantes, cursos diurnos, noturnos e de fins-de-semana são oferecidos, com carga horária total de 90-132 horas por curso.

Informações

080-5952-6836 (De segunda-feira a sexta-feira, Das 9h30 às 18h00)
 

Nível 1

O curso é voltado para quem já fala um pouco o idioma, mas que ainda não domina a leitura e a escrita em hiragana e katakana.

Nível 2

O curso é para quem já estudou um pouco o idioma japonês, sabe ler e escrever em hiragana e katakana e já consegue se comunicar um pouco em japonês mas deseja aprender a forma correta e educada.

Nível 3

O curso é ideal para quem já sabe ler e escrever hiragana, katakana e kanjis básicos e consegue se comunicar sem problemas em japonês y quer aprender o modo correto de falar no trabalho.

Curso preparatório para qualificação da língua japonesa (N3)

O curso N3 é indicado para pessoas que tenham nível de conhecimento da língua japonesa com equivalência ao "Nível 3" e que gostariam de estudar para o Exame de Proficiência em Língua Japonesa nível N3 ou para os que desejam aprofundar seus conhecimentos do japonês para ter mais vantagens na hora de procurar emprego e para habituar-se com a autoaprendizagem.

Curso preparatório para qualificação da língua japonesa (N2)

O curso N2 é indicado para pessoas que tenham nível de conhecimento da língua japonesa com equivalência ao N3 do Exame de Proficiência de Língua Japonesa e que desejam tentar a prova de certificação do Nível N2 desse examen ou para os que desejam aprofundar seus conhecimentos do japonês para ter mais vantagens na hora de procurar emprego.

Curso especializado na área específica (Cuidado de pessoas)

Neste curso os alunos poderão melhorar sua capacidade de comunicação em japonês para o trabalho de kaigo, além de ampliar o conhecimento de termos especializados usados no trabalho como por exemplo na hora de preencher o "Diário de Cuidados Prestados".
JICE top page

 

copyright